Desbravadores de Sampa

Padrão
Desbravadores de Sampa

Um dos maiores problemas da cidade de São Paulo para atletas e admiradores de esportes de rua é a falta de estrutura que a cidade oferece para este e outros fins, talvez por ter sido pensada, no passar dos anos, quase que exclusivamente para deslocamento com carros. Outros motivos pelos quais os atletas e admiradores de esportes não utilizam as ruas livremente para praticar exercícios como acontece em outras cidades do porte de São Paulo ao redor do mundo é a poluição, calçadas esburacadas, risco de assaltos, dentre outros.

Porém, o que de fato torna a cidade perigosa é este receio de explorá-la quando se diz respeito aos objetivos mencionados. Se ocuparmos as ruas e calçadas, obrigatoriamente o poder público terá que pensar em soluções para que possam ser utilizadas com segurança.

Assim, tive a idéia de criar o grupo no Facebook chamado “Desbravadores de Sampa” que, a princípio, teria como objetivo, ao menos uma vez por mês, traçar percursos por vias paulistanas a partir de temas relacionados à cidade, buscando muito além de praticar o exercício físico, tornar o roteiro um evento turístico para que pudéssemos conversar, conhecer melhor e explorar nossa cidade. Ah, também conhecer novas pessoas durante o desbravamento e incentivar que outras participem.

A partir deste princípio, realizamos quatro percursos que eram retratados através de videocasts com o resumo dos locais que percorremos. Eles podem ser visualizados através dos links abaixo (clique na imagem para assistir o vídeo):

1 – Roteiro Derby Paulista (03/08/2013)

1005906_601758273179084_685963871_n

 

2 – Desbravando a linha verde do Metrô (03/11/2013)
1376363_639857162702528_1676674744_n

3 – São Paulo Política
1461058_657709480917296_1156697161_n

4 – Nos caminhos da espiritualidade paulistana
1546115_676560672365510_1766485353_n

 

Tudo correu maravilhosamente bem, até que a falta de tempo para a edição dos vídeos acabou influenciando na realização do próximo desbravamento. Então, num momento de reflexão, pensei que poderíamos evoluir modificando alguns pequenos detalhes da idéia que permeia os Desbravadores.

Assim, a partir de agora o que ficou decidido é que continuaremos traçando roteiro para desbravar conceitos, história e toda a extensão territorial da cidade. Este roteiro será disponibilizado neste blog e compartilhado nas redes sociais ( Facebook, Twitter e youtube ).

Os principais objetivos do “Desbravadores de Sampa”, em primeiro lugar, será o de compartilhar um tema e traçar o roteiro sobre ele e percorre-lo. Se for relacionado a determinado conceito, como por exemplo, a “religiosidade paulistana”, como já foi realizado, o roteiro obrigatoriamente necessitará passar por todos os “checkpoints” que seriam as igrejas. Mas, se o objetivo for se deslocar do Aeroporto de Guarulhos ao Campo de Marte, por exemplo, então faremos este deslocamento sem traçar o percurso, interagindo com moradores, seguindo placas, observando ainda mais a cidade e o seu cotidiano. Em segundo lugar, utilizaremos este espaço (o blog) para compartilhar a experiência vivenciada no desbravamento. Levaremos uma câmera fotográfica para registrar vídeos e fotos do percurso, mostrando belezas e mazelas que encontraremos pelo caminho. Em terceiro e último lugar, quebrar o paradigma de que determinadas regiões da cidade são inacessíveis, como favelas, avenidas muito movimentadas como as marginais, trechos com subidas, etc, enfim, provar através dos desbravamentos que é possível acabar com este estereótipo segregador que a cidade ainda insiste em ostentar.

Meu nome é Hugo Peroni, amador em corridas de rua e da nossa cidade de São Paulo, desejo e lutarei para que suas portas permaneçam abertas para todos sempre.

Deixe um comentário