Desbravadores de sampa nos caminhos da espiritualidade paulistana

Padrão

Vídeo


1546115_676560672365510_1766485353_n

Mapa

Roteiro

KM 0 – Catedral Grega ortodoxa (Doutrina Cristã Ortodoxa)

a sé da Arquidiocese da Igreja Ortodoxa Grega de Antioquia entre as ortodoxas, uma das maiores do mundo – era, inicialmente, para ser uma réplica perfeita da Basílica de Santa Sofia, mas teve que ser alterado em virtude das obras de construção do metrô.

Características da igreja ortodoxa –

São Cristãos, não reconhecem a autoridade do papa, usam calendário Juliano (com 378 dias por ano), o natal é 7 de janeiro, cruz com 3 barras horizontal.
A igreja ortodoxa surgiu no século X por divergências com a apostólica romana com o objetivo de espalhar o Cristianismo pelo Oriente.

Km 1.5 – Luminárias orientais das ruas São Joaquim e Galvão Bueno

KM 1.8 – Templo budista Soto Zenshu Busshinji (Doutrina espiritual Budista)

A atual construção do templo budista foi inaugurada em 1994, com a vinda dos representantes de vários templos do Japão, entre eles os de Eiheiji e Sojiji.

Budha, “o desperto“, era um príncipe que vivia no norte da índia, limitado em seu palácio, há mais de 2500 anos. Qando aventurou-se num passeio fora dos limites do reino, conheceu a pobreza, e a morte em pessoas que viviam fora de seu palácio. A partir de então, abdicou de tudo o que tinha e dedicou sua vida na busca de uma solução para o sofrimento. Num momento de reflexão, sentado sob uma figueira, decidiu que não sairia dalí até que resolvesse a questão da vida e morte. Depois de 7 dias meditando, subitamente despertou em seu consciente a realidade de todas as coisas e declarou: “Eu, a grande Terra e todos os seres somos o Caminho.“ Por 80 anos ele ensinou o caminho que leva à libertação do sofrimento.

Km 2.6 – Largo da Liberdade (igreja dos enforcados)

KM 3.10 – Catedral da Sé (Doutrina Cristã Católica Apostólica Romana)

Em 1591, a primeira igreja foi instalada no local, feita em taipa de pilão. Em 1745, a antiga igreja foi elevada à categoria de catedral. Naquele ano, iniciou-se a construção do segundo templo, no mesmo local. Em 1911, esse templo foi demolido para a ampliação da Praça da Sé. A construção do novo templo foi iniciada em 1913 e inaugurada em 1954. A igreja foi reformada de 1999 a 2002, quando também foram construídas as 14 torres laterais, previstas no projeto original. É a maior construção em estilo gótico do País.

O termo Católico vem do grego Katholikos ou “universal“, suprema, “a igreja“. É uma igreja cristã colocada sob a autoridade irrestrita do Papa. Surgiu há 2 mil anos e tem como objetivo a conversão ao ensinamento e à pessoa de Jesus Cristo , e concede um papel importante nessa missão à pessoa da Virgem Maria. Além disso, atua em programas sociais e instituições em todo o mundo, incluindo escolas, universidades, hospitais e abrigos, bem como administra outras instituições de caridade, que ajudamfamílias, pobres, idosos e doentes.

KM 4.6 – Sinagoga Judáica – Templo Beth-El (Doutrina Judáica)

A Sinagoga Beth-El (casa de Deus em hebráico) foi a primeira grande edificação sinagogal de São Paulo. Sua construção se iniciou em 1929, por iniciativa de Salomão Klabin, com o apoio de diversas famílias judaicas paulistanas. O templo, inspirado em modelos bizantinos, atualmente cede espaço ao museu judaico de São Paulo. Mostrará as diversas fases migratórias da comunidade judaica, ritos, festas, tradições e características específicas dos países de origem.

O judaísmo é a religião Monoteísta mais antiga que existe. A religião teve início quando Deus mandou Abraão procurar a terra prometida. Seu desenvolvimento ocorreu de forma conjunta ao da civilização hebraica, através de Moisés, Davi, Salomão etc. Os Judeus acriditam que Javé ou Jeová seja o criador do universo e tem uma relação especial com seu povo. O livro sagrado dos judeus é o Torá. Para o judaísmo, o pecado mais mortal de todos é o da idolatria, ou seja, a prática de adoração a ídolos e imagens. Os cultos são realizados em templos denominados sinagogas. Os homens usam uma pequena touca, denominada kippa, como forma de respeito para com Deus. Os principais rituais são a circuncisão, realizada em meninos com 8 dias de vida, representando a marca da aliança entre Deus e Abraão e seus descendentes; e o Bar Mitzvah (meninos) e a Bat Mitzvah (meninas), que representam o início da vida adulta.

Km 4.9 – Praça Roosevelt

Km 5.1 – Igreja Consolação (Doutrina Cristã Católica Apostólica Romana)

A Igreja da Consolação, localizada ao lado da Pça. Roosevelt é uma obra-prima da arquitetura barroca, com mais 200 anos de história, Fundada em 1799 e posteriormente reformada, com a introdução de uma grande torre com relógio, e, o que mais chama a atenção de quem passa de por ela são as imagens estátuas de vários santos sobre o alpendre superior, na fachada externa.

Depois da Catedral da Sé, é a segunda representante da doutrina cristã católica apostólica Romana deste desbravamento.

Km 5.4 – Copan

Km 6 – Ipiranga x São João

Km 7.3 – Luz

KM 7.5 – Rua São Caetano (Rua das Noivas

Km 8.6 – Mesquita Mohammad Mensageiro de Deus ou Mesquita do Brás (Doutrina Islâmica)

Construída em 1987 pela Associação Beneficente Islâmica do Brasil, é denominada oficialmente Mesquita Mohammad Mensageiro de Deus. Tem como característica principal a utilização do minarete que é uma torre fina e alta, geralmente localizada num dos cantos do complexo da mesquita, sendo, geralmente, seu ponto mais alto, não só da mesquita, mas também o ponto mais alto de toda a região em que se situa.

Islamismo: Fundada na Arábia, pelo profeta Maomé, no início do século VII, seus fiéis são muçulmanos e seguem os preceitos do Alcorão, o livro sagrado.
Em árabe, o significado da palavra Islã remete à “rendição” ou “submissão” às regras e aos desejos de Deus, chamado pelos muçulmanos de Allah.
Segundo a crença islâmica, Maomé recebeu as escrituras sagradas das mãos do próprio Anjo Gabriel. Estas orientações, de ordem religiosa, dogmática e moral, juntamente com algumas passagens do Antigo Testamento, foram organizadas em um livro, o Alcorão.
Com o surgimento do conteúdo sagrado, Maomé começou a ser perseguido e precisou migrar de Meca, sua cidade natal, rumo a Medina. Esta mudança é chamada de Hérgira e marca o início do calendário muçulmano.
As cidades sagradas para os islâmicos são Meca, onde nasceu Maomé; Medina, onde foi construída a mesquita; e Jerusalém, onde o profeta ascendeu aos céus.

Km 10.4 – Igreja evangélica (IURD). (doutrina Cristã Evangélica)

Fundada no dia 9 de julho de 1977, pelo Bispo Edir Macedo, tornou-se o maior e principal grupo neopentecostal do Brasil, onde tem mais de cinco mil templos. É a terceira vertente Cristã deste desbravamento. Além dos cultos, a Universal também desenvolve ações sociais em várias partes do Brasil e do mundo, mantendo, por exemplo, a Sociedade Pestalozzi em São Paulo, o Projeto Nordeste na Bahia, a Associação Beneficente Cristã e a Escola Bíblica Infantojuvenil.

Km 10.7 – Templo de Salomão (IURD)

O Templo de Salomão será a maior e futura sede mundial da Igreja Universal do Reino de Deus . A edificação é inspirada em características da construção do Templo de Salomão, conhecido também como o primeiro templo citado pela Bíblia. Esse localizava-se emJerusalém, Israel, e fora destruído por Nabucodonosor II da Babilónia em 586 a.C.

Repercussão – A construção do templo gerou repercussão na mídia fora do Brasil, como o jornal britânico The Guardian ressaltando a grandeza da obra e com comparações ao Cristo Redentor, dizendo que a igreja deixará a estátua do Rio de Janeiro “na sombra”

História do templo – O templo de salomão foi construído em Jerusalém e destruído por duas vezes, até que em seu local restou apenas o muro das lamentações.

Segundo os Judeus, este templo não representa o templo de israel e atende exclusivamente as vontades do criador da IURD, já que o único local cabível para eles é na terra sagrada.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s