Desbravadores de SP abraçando o Tietê

Padrão

 

Em uma corrida livre, ou seja, sem quilometragem e trajeto determinados, os Desbravadores de Sampa decidiram correr em direção à Zona Norte partindo do marco zero da cidade (praça da Sé). Por não haver tal definição, o tema foi escolhido após o término da corrida ao verificarmos que o Tietê foi o objeto mais presente durante o percurso, seja através das passagens sobre o rio, por acompanhar um de seus afluentes nas proximidades do Campo de Marte ou por percorrer o Clube de Regatas Tietê, que está localizado na margem do rio. Veja como foi:

A partir do marco zero, localizado em frente a uma das construções mais fantásticas da cidade de São Paulo, a Igreja da Sé, seguimos instintivamente em direção ao Teatro Municipal para que acessássemos as ruas e avenidas que nos levariam ao Bom Retiro. Em meio a este percurso, tivemos uma grata surpresa: A igreja NS. do Rosário, localizada em meio ao Largo Paissandú, está totalmente revitalizada, assim como toda a praça. Esta revitalização faz parte de uma iniciativa da prefeitura que promete transformas as praças, antes abandonadas na região central da cidade, em locais reabitados, através do projeto “praia urbana”. Clique para mais detalhes.

Seguindo o percurso pela Avenida Rio Branco, decidimos explorar a praça Princesa Isabel onde está localizado o terminal urbano com o mesmo nome. E que grata surpresa esta exploração nos concederia. Ao observar a escultura a Duque de Caxias, cujo grande cavaleiro e cavalo em posição de ataque podem ser vistos de longe, notamos que outras esculturas compõe o monumento em sua base. Vale a pena conferir esta belíssima obra de arte cravada na região central da cidade. (saiba mais detalhes)

Seguindo o percurso pela Av. Rio Branco, decidimos então cruzar o rio Tietê através da ponte da Casa Verde. Passamos pela ponte sobre os trilhos da CPTM e Av. Rudge, até que alcançassemos o rio.

E mais uma grata surpresa. Em uma das rotatórias que dão acesso à marginal, havia um jardim muito bem cuidado. Apesar de ser um local quase que impraticável pela localização ao centro de uma alça de acesso, tanto cuidado nos causou uma excelente impressão.

 

Finalmente, nos deparamos com o Rio Tietê, um dos focos do desbravamento do dia. A ponte da Casa Verde possui uma calçada compartilhada com ciclovia, grande novidade para a cidade. Esta estrutura interliga as avenidas que acessam o centro da cidade e a Braz Leme, importante avenida da Zona Norte da Cidade.

Avenida Braz Leme

Esta avenida merece um capítulo à parte. Como em poucos lugares na cidade de São Paulo, esta larga avenida oferece um canteiro central perfeito para quem quer se exercitar, seja correndo, caminhando ou de bicicleta. Além disso, em toda sua extensão há grandes árvores que proporcionam um ambiente agradabilíssimo para a prática esportiva. Decidimos experimentá-la por um tempo até que encontramos algo inusitado: uma avenida muito arborizada que parecia margear um parque. Na verdade, tratava-se da rua Tibães que margeia o Sítio Morrinhos, uma raridade no coração do Jardim São Bento.

Veja como é tranquila a Praça Gal. Fernando Valentin, na rua Tibães, travessa da Braz Leme, em plena maior metrópole sulamericana:

 

Conhecendo o Córrego Tenente Rocha

Neste momento, nosso objetivo era contornar o Campo de Marte para tomar o percurso de volta. Porém, o barulho de água em meio a uma vegetação densa nos chamou a atenção. Tratava-se do córrego Tenente Rocha que está situado entre a rua com o mesmo nome e o Campo de Marte. É um dos inúmeros afluentes do Rio Tietê dentro da cidade de São Paulo, mas com um grande diferencial: Possui águas cristalinas. Este córrego, que foi despoluído em 2007, é um grande exemplo para que as águas da bacia hidrográfica dos grandes rios paulistanos sejam completamente despoluídas, trazendo, como consequência, qualidade de vida e o fim do esgoto dos grandes rios. Porém, é preciso que este exemplo seja aplicado em todos os afluentes do Tietê e Pinheiros. E mais: Que todo esgoto despejado diretamente neles seja tratado. Clique para saber mais sobre o Córrego Tenente Rocha.

Depois de contornar o Campo de Marte, decidimos então tomar o caminho de volta, objetivando chegar no prédio do Banespa (Ed. Altino Arantes), que podia ser visto no horizonte. Saindo da Santos Dumont, cruzamos a Ponte das Bandeiras e decidimos parar no CR Tietê.

O Clube de Regatas Tietê, que já foi considerado um dos principais centros esportivos paulistanos, responsável pelo treinamento de atletas consagrados como a tenista Maria Esther Bueno e a nadadora Maria Lenk, teve suas portas fechadas por falência. Porém, a prefeitura municipal teve o terreno devolvido e o transformou em centro de lazer público, denominado Centro Esportivo e de Lazer Tietê. Suas portas estão abertas para qualquer pessoa. Para utilização dos espaços fechados, como estacionamento e quadras, é preciso fazer uma carteirinha. Clique para mais detalhes.

Depois de percorrer a avenida Tiradentes e explorar o jardim do Museu de Arte Sacra, seguimos até a rua 25 de março que, em pleno domingo, estava como nos dias de semana.

E para finalizar em grande estilo, demos um “sprint” final na Ladeira Porto Geral até o seu topo, na rua Boa Vista. A Ladeira Porto Geral tem este nome pois, exatamente onde se encontra a 25 de Março, passava uma das curvas do rio Tamanduateí, importante afluente do rio Tietê e grande via para transporte de mercadorias há mais de 50 anos. O Porto Geral era o local de desembarque e negócios. Por isso, ainda nesta época áurea, a região ganhou fama pelo comércio intenso de mercadorias.

Desbravadores de Sampa: Corrida com conteúdo.

Dados do desbravamento
Distância: 15,3km
Desbravadores: Hugo Peroni e Luiz Roberto
Tempo percorrido: 1h25’59” (correndo) + 1h03’03” (caminhando)
Ritmo: 6:14 min/km
Mais detalhes, clique aqui.

Mapa do percurso:

 

Anúncios

One response »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s