Posso correr na rua ou na ciclofaixa?

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Aos paulistanos, o domingo é cada vez mais o dia para praticar atividades esportivas e lazer. A ciclofaixa instalada em grandes avenidas de São Paulo nos domingos e feriados das 7 às 16h é um grande sinal de que tais dias estão estruturados e sendo bem aproveitados para esses fins. Mas, e aos apaixonados por corridas de rua que aproveitam o domingo para treinar, que opções seguras teriam? Seria correto aproveitar o asfalto das ruas e as áreas demarcadas para bicicletas para treinar? A resposta é sim, mas com algumas condições:

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que rua é lugar de carro, ciclofaixa, de bicicleta e calçada, de pedestres. A prioridade nas ruas deve ser total para carros e, na ciclofaixa, para bicicletas.

Em segundo lugar, é necessário que o corredor de rua, que abdica das calçadas e utiliza as ruas para treinar, vá sempre pelo contra-fluxo, de frente para os veículos. Isto serve também para quem utiliza as ciclofaixas. Estando na contramão, terá o controle visual da aproximação dos veículos em sua direção, tornando o próprio praticante do exercício o autor da atitude da mudança. Desta forma, voltar para a calçada ou entrar no canteiro central é feito de forma rápida e garante a segurança durante o cruzamento com o veículo (carro ou bike). Considere também que tal confronto sempre trará desvantagem ao pedestre.

Em terceiro lugar, se deseja utilizar o asfalto das ruas e ciclofaixas para treinar, que seja num horário de pouco movimento. Entre as 6h30 e 8h30, o movimento nas ruas ainda é pequeno. Depois disto, utilizar esses locais para correr somente atrapalhará o fluxo e aumentará os riscos à sua segurança. Além de tudo, quanto menos sol na cabeça, melhor.

Em último lugar, conviver pacíficamente com seus iguais é louvável. Respeitar pedestres, aguardar o fechamento de semáforos, esperar que veículos passem nos cruzamentos e, principalmente, agradecer aos condutores por terem garantido que você atravesse à sua frente com segurança, garantirão que seu treino seja seguro, pacífico e amigável.

Resumindo: Se correr na rua ou ciclofaixa, vá pela contramão, dê preferência aos veículos e bikes, utilize em horário de baixo movimento e conviva pacificamente.

Por H.L. Peroni – Desbravadores de Sampa.

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