Política Paulistana

Padrão

Vídeo

1461058_657709480917296_1156697161_n

Mapa

 

Roteiro

EDIFÍCIO MATARAZZO (prefeitura)
O Edifício Matarazzo, também conhecido como Palácio do Anhangabaú é a sede da prefeitura da cidade de São Paulo desde 2004, pertencia anteriormente ao Banespa, daí seu apelido de Banespinha. O prédio serviu como sede das Indústrias Reunidas F. Matarazzo desde sua inauguração, no final da década de 1930, até 1972, quando foi vendido ao Grupo Audi. Depois disso, foi repassado ao Banespa e depois à prefeitura em um trâmite relativamente obscuro.
Local onde o prefeito da cidade trabalha e alguns funcionários participam de esquemas de corrupção.

VIADUTO DO CHÁ 
Este nome veio do Morro do Chá, na encosta da hoje Rua Xavier de Toledo e do Teatro Municipal, onde ficava a chácara em que o Barão de Tatuí cultivava ervas para a produção de chá.

PALÁCIO ANCHIETA (câmara dos vereadores)
Câmara municipal da cidade de são paulo onde todas as regras, leis, direitos e obrigações dos cidadãos paulistanos são administradas.

LIBERDADE 
Este bairro já foi palco de grandes lutas na história da capital. O nome Liberdade vem dos tempos da abolição dos escravos. Antigamente, a área era conhecida como Campo da Forca. No centro do bairro, no largo está a Igreja da Santa Cruz, que ficou mais conhecida Igreja dos Enforcados. A história e a lenda se confundem no episódio que levou o bairro a ser conhecido no final do século 19, e se tornar local de devoção. O soldado Francisco José de Chagas, em 1821, fora condenado à morte por liderar uma rebelião contra os atrasos nos salários. Diz a lenda que a corda do enforcamento se rompeu por 3 vezes e, por isso, ele gritava freneticamente a palavra Liberdade. Não adiantou, foi morto a pauladas. Mas as pessoas que assistiam consideraram o rompimento das cordas como milagre.

IMIGRAÇÃO JAPONESA
A presença japonesa no bairro começa quando em 1912 os imigrantes japoneses começaram a residir na rua Conde de Sarzedas, ladeira íngreme, onde na parte baixa havia um riacho e uma área de várzea.
Um dos motivos de procurarem essa rua é que quase todos os imóveis tinham porões, e os aluguéis dos quartos no subsolo eram incrivelmente baratos.

CENTRO CULTURAL VERGUEIRO
Um dos mais complexos centros culturais de SP, com uma complexa biblioteca, centro de estudos e lazer. Possui teatro, biblioteca, salas de cursos, áreas de exposição de arte, solar, jardim suspenso.

PARAÍSO
O nome paraíso, segundo a história, vem do nome da propriedade rural de João Sertório que, posteriormente, foi loteada. Onde é a praça Osvaldo Cruz ficava o largo do Paraíso, o que deu nome ao bairro.

23 DE MAIO
dia 23 de maio como “Dia dos Heróis MMDC” homenageia os propulsores da revolução Paulista de 32: Martins, Miragaia, Dráusio, Camargo, MMDC. Eles foram assassinados no dia 23 de maio de 32 o que desencadeou a revolução paulista que teve seu início em 9 de julho.

ALESP
Parlamento paulista composto por 94 deputados estaduais. Como legado da revolução paulista, em 9 de julho de 1935, foi promulgada a Constituição Estadual.
Até 1930, havia a representação de um deputado estadual para cada 40 mil habitantes. O Estado de São Paulo foi dividido em dez distritos, cada um deles elegendo cinco deputados estaduais, para um mandato de três anos. Já o Senado paulista passou a ser composto por 24 senadores, com mandato de nove anos. Começava a Era Vargas (1930 – 1945) que, em 11 de novembro de 1930, dissolveu também o Congresso Estadual de São Paulo. Iniciou-se um dos períodos mais conturbados da história paulista, com a eclosão da Revolução Constitucionalista de 1932, que pugnava pela restauração da ordem constitucional no país, mediante convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.

MONUMENTO DAS BANDEIRAS
ma lenda urbana muito conhecida a respeito do monumento, popularmente chamado de Empurra-empurra ou Deixa-Que-Eu-Empurro, refere-se ao fato da embarcação nunca sair do lugar, a despeito do contingente que supostamente a puxa. A “resposta” estaria no fato de que as figuras à frente da comitiva não estariam, realmente, tentando mover a canoa, pois as correias estão visivelmente frouxas, como se pode notar no detalhe da foto. A única figura que realmente estaria esforçando-se é a última, a empurrar o barco.

A escultura com 240 blocos de granito, cada um pesando aproximadamente 50 toneladas, com cinquenta metros de comprimento e dezesseis de altura, foi inaugurada em 1954, juntamente com o Parque do Ibirapuera para as comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo.

BRIGADEIRO LUIS ANTÔNIO (quem foi?)
O Brigadeiro Luís António foi também um grande negociante de fazendas do interior de São Paulo, proprietário do primeiro navio que saiu do Porto de Santos com mercadorias das fazendas com destino a Lisboa. Foi também um filantropo, tendo doado mais de um conto de réis à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e diversas outras quantias para a construção dos edifícios de instituições como o Quartel da Legião de Voluntários Reais, o Hospital Militar, o Jardim Botânico etc.

HOTEL UNIQUE
O hotel é referência mundial em design moderno e original. O projeto, realizado pelo arquiteto Ruy Ohtake, é hoje uma das obras-primas da arquitetura paulistana e posiciona ainda mais esse conceito de “Uniquity” que o hotel transmite a seus hóspedes.
Segundo o crítico norte-americano Paul Goldberg, o prédio do hotel Unique, projetado por Ruy, está entre os mais importantes do mundo moderno.

RUA TABAPUÃ
Tabapuã provém do tupi Taba-poan – união de casas ou de aldeias.

PARQUE DO POVO
Inaugurado em 2008, relativamente novo, possui 231 árvores ainda pequenas e, por isso,

PARQUE ALFREDO VOLPI
Antes chamado de Bosque do Morumbi, foi criado visando a preservação ambiental por meio de uma significativa área de vegetação de Mata Atlântica. Conta com uma rica fauna e flora, além de três lagos, playground, estacionamento, bebedouros, bicicletário, sanitários, aparelhos de ginástica, Trilha natural (1500 metros) e Pistas de cooper (1000 e 1500 metros).

MORUMBI
Este nome significa “mosca verde”, através da junção dos termos moru (“mosca”) e mbi (“verde”).
Acompanhando o crescimento do sentido sudoeste (a partir do Centro Histórico) da cidade, o engenheiro Oscar Americano (que dá nome à avenida anterior à Morumbi) iniciou, em 1948, o loteamento e o futuro povoamento do distrito. Oscar Americano adquiriu grandes glebas e iniciou um processo urbanização da área. Além disso fez a arborizaçãodos futuros bairros-jardins ao plantar um exemplar de cada uma das espécies da flora brasileira na área.

PALÁCIO DOS BANDEIRANTES
O Palácio dos Bandeirantes é o edifício-sede do Governo do Estado de São Paulo e residência oficial do governador.
A princípio, cediava a Universidade Conde Francisco Matarazzo, mas teve suas obras paralisadas em 1955, em virtude de problemas financeiros. Desapropriado durante a gestão de Adhemar de Barros, o edifício substituiu o Palácio dos Campos Elísios como sede do poder executivo paulista.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s